» » » » Valores importantes para a Criação dos filhos!

Priscila Leal(Secretaria da Diretoria IPDA)            
             
    Instrução aos filhos
     No Antigo Testamento Deus confiou na determinação de homens fiéis para repassar suas instruções às gerações posteriores. Ele disse sobre Abraão: “Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo”(Gênesis 18:19). A confiança de Deus em Abraão não foi baseada na experiência desse homem como pai. Deus sabia que Abraão era fiel ao Senhor e que faria o melhor possível como pai.
     Nas últimas semanas da vida de Moisés, ele disse aos israelitas: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”(Deuteronômio 6:6-7).
     Asafe, um dos salmistas de Israel, escreveu: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez” (Salmo 78:3-4).
     O livro de Provérbios contém muito ensinamento prático dos pais para os filhos. Consideremos alguns versículos que frisam a importância de dar e receber esta orientação:“Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento” (4:1);“Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos”(4:20); Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe”(6:20); “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (10:1);O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão” (13:1);“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velha, não se desviará dele” (22:6).
     O Novo Testamento, também, fala da importância da instrução pelos pais. Paulo comentou sobre a fé que Timóteo aprendeu de sua mãe e de sua avó (2 Timóteo 1:5). O mesmo apóstolo escreveu:“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). O autor de Hebreus comentou sobre a importância da disciplina na instrução dos filhos (Hebreus 12:4-11). A Bíblia toda enfatiza a importância da educação dada pelos pais aos filhos.
     Quando a Palavra de Deus diz “pais”, isto significa os dois, marido e mulher; abrange, também, na língua grega, os avós, indicando que a influência que moldará os nossos filhos é larga.
     Mas a Palavra do Senhor responsabiliza, diretamente, que a tarefa de educar os filhos pertence aos pais.
     A Disciplina dos filhos
     Provérbios 13:24 O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga”.
     Os pais devem corrigir os seus filhos, orientá-los, discipliná-los e guiá-los. Muitos pais acham bonito quando a criança vai à casa de alguém e assiste  TV, ou começa assistir a filmes de violência, a programas mundanos; logo, a criança vai crescendo com essas informações que ela capta na mente e, mais tarde, sofrerá as consequências desse mal ensinamento que absorveu. 
     A tevê tem contribuído na degradação do gênero humano. Uma criança testemunhará mais de 200 mil atos de violência na televisão, incluindo 16 mil assassinatos, antes que atinja os 18 anos de idade. Os programas de TV, para crianças, contêm cerca de 26 ações violentas a cada hora. Em média, durante o horário nobre, há cinco atos violentos. O Estudo Nacional sobre Violência na Televisão fez um perfil dos programas de televisão numa ampla gama de canais, e concluiu: 57% de todos os programas e 66% dos infantis continham violência.
     A nossa casa deve estar limpa diante de Deus. Os nossos filhos deverão viver à luz da Palavra de Deus e ver o exemplo de pais cristãos que adoram a Deus em Espírito e em Verdade! A Bíblia diz: “Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta” (Pv 20.11).
     As crianças que não recebem disciplinas, tendem a crescerem rebeldes, não respeitando as autoridades e, obviamente, não estarão dispostas a obedecer e seguir a Deus.  
     Deus usa a disciplina para nos corrigir e conduzir-nos ao caminho certo e, também, encorajar o arrependimento por nosso atos. Salmos 94:12: “Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei”.  Entre outros: Provérbios 1:7, 6:23, 12:1, 13:1, 15:5; Isaías 38:16; Hebreus 12:9. A disciplina de Deus é feita com amor, assim como deve ser a disciplina entre os pais e o filho.
Os pais devem ensinar os filhos desde cedo a organizar sua vida, por exemplo; organizar seu tempo, organizar seu quarto, seu guarda-roupa, sua casa, ter um tempo de lazer, ensinar a criança a ter um tempo para Deus, para ler a Bíblia, para orar. “Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno” (Provérbios 23:13,14).
     A importância do Amar!
      É necessário observar que muitas vezes os pais não demonstram o amor como devem ser, às vezes, têm a convicção de que esta necessidade está sendo suprida. Os pais, realmente, amam seus filhos, mas o problema está em transmitir esse afeto de amor de coração para coração. Muitos expressam o amor verbalmente, ao se comunicarem. Eles creem que simplesmente dizer “eu amo você” aos filhos resolve o problema. A expressão verbal do afeto é, sem dúvida, muito importante; porém, insuficiente. Os filhos são seres comportamentais. Temos de falar a língua deles. Ao chegar em casa, os pegarmos no colo, os abraçarmos com força e lhe darmos um presente, participar das atividades escolares, fazer um desenho, brincar. Essas atitudes poderão comunicar a ele, a mensagem: “Eu amo você”.
     Os exemplos bíblicos de pais que criaram os filhos no caminho de Deus

     Ana – orou a Deus para poder ter filhos. Penina (outra mulher de seu esposo Elcana) zombava dela porque não podia ter filhos, pois, naquela época, não conceber, se considerava maldição. Com efeito, Ana se derrama na presença de Deus (1Sm 1. 10-15), faz um voto com Deus (1Sm 1.11) e o Senhor a ouviu, concedendo-lhe um filho. A este chamou “Samuel” – o qual foi entregue para servir ao Criador no templo (1Sm 1.24-28). Samuel exerceu um tríplice ofício em Israel: sacerdote, juiz e profeta! E nunca uma palavra de Samuel caiu por terra. (1Sm 3.19). Fazendo das doze tribos solidárias, uma nação forte e unida! Por quê? Sua mãe o entregou ao serviço de Deus!
     Lóide – avó de Timóteo; uma judia piedosa, descrita por Paulo, o qual elogia sua fé. Entende-se, pelas Escrituras, que criara Eunice (sua filha) nos trilhos do Senhor Jesus. Tal exemplo teve repercussão na vida de Timóteo, seu neto. 
     Eunice - Eunice era uma judia casada com um homem grego, não cristão (At 16.1,2). Mesmo tendo um marido incrédulo, ela procurou obedecer à Palavra de Deus que dizia:"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6). Ela, juntamente, com sua mãe Lóide, procurou falar de Jesus a seu filho Timóteo. A sua lealdade ao evangelho foi herdada de sua mãe e passada a seu filho que, assim como elas, tinha uma fé não fingida. Não obstante, ensinava a Lei de Deus a Timóteo desde a meninice dele. Na verdade, citava trechos alusivos à obra redentora de Cristo, aos testemunhos edificantes dos primeiros passos da Igreja Cristã... Isso fortaleceu a Timóteo, garantindo-lhe a salvação (2Tm 3.15). Obedecia ao mandamento do Senhor, descrito em Deuteronômio 6.7: “E intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando e levantando-se”. Isso surtiu efeito, visto que se tornou ajudante e companheiro do apóstolo Paulo; entretanto, tal obra se sucedeu, pela educação justa e piedosa de sua mãe.

     Na história contemporânea...

     Susana Wesley – mãe do grande avivalista, pregador do movimento da santidade – John Wesley (Inglaterra) – que acreditava que “aquele que poupa a vara, aborrece a seu filho” (Pv 13.24) e não consistia que seus filhos chorassem em voz alta. Susana marcava o quinto aniversário de cada filho como o dia em que deviam aprender o alfabeto. O dia seguinte, a criança que completava cinco anos e aprendia o alfabeto, começava o estudo da leitura, iniciando-o com o primeiro versículo da Bíblia. Ela separava uma hora por dia, para cada filho, a fim de ensiná-los a obra de Cristo. Em suma, eis os frutos: John Wesley pregava cerca de 780 vezes por ano, isso a cada ano durante 54 anos de seu ministério! Esse homem de físico franzino, ao completar 88 anos, escreveu: “Durante mais de 86 anos não experimentei qualquer debilidade de velhice; os olhos nunca escureceram, nem perdi o meu vigor”. Com a idade de 70 anos, pregou a um auditório de 30 mil pessoas, ao ar livre, e foi ouvido por todos. Aos 86 anos fez uma viagem à Irlanda, na qual, além de pregar seis vezes ao ar livre, pregou 100 vezes em sessenta cidades.
     Bibliografia
     Bíblia On-line. Disponível em: <www.bibliaonline.com.br>. Acesso em 27 de julho de 2011.
BOYER, Orlando Spancer. Heróis da Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
CAMPBELL, Ross. Como realmente amar seu filho adolescente. São Paulo: Mundo Cristão. 
RAY, Bruce A. Não Deixe de Corrigir Seus Filhos. Editora Fiel.


Livro: Como realmente amar seu filho rebelde
Autores: Ross Campbell
Editora: Mundo Cristão

About Missao do Milenio

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário: