» » » » Projeto IPDA Familia: “Como ser um homem prudente dentro do lar”


Paulo Cunha
(Coordenador Equipe Revista IDE - Grêmio CBDA)
                        
     Os dias são desafiadores para os cristãos, pois hoje temos o reconhecimento estável das relações homossexuais, em que as drogas estão contaminando todas as classes sociais e a violência está tomando conta das notícias de jornais. O que temos em comum com um cenário da realidade de hoje? Em tudo, a família é envolvida. Por exemplo, no reconhecimento das relações homossexuais, o projeto de Deus para homem e mulher em uma família não é respeitado; as drogas tendem-se a tirar o viciado de sua família por não suportarem-no; a violência chega entre marido e mulher assim como entre pais e filhos.
    O foco do Inimigo em que enfrentamos é a distruição da família e aí entra o fortalecimento das famílias cristãs e o papel do homem prudente no lar, onde aqui vou ser bem específico na posição de marido e pai de família.
    Vamos ver o que o santo Livro nos ensina com relação a este tema:
  1. A nossa prioridade é amar os que são de casa. Vamos ver o que nos diz em MC 12, 33: “33 Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer outros sacrifícios a Deus”.  O amor aos outros aqui são todos de uma maneira geral, mas quem são os nossos mais próximos? Os de nossa família, os do nosso lar. Se não dedicarmos tempo para com eles, estabelecendo diálogos, como podemos estar honrando o que Deus nos pediu?
  2. Ser o exemplo do amor de Deus. A liderança que o homem exerce em seu lar poderá trazer tanto o amor de Deus quanto a desgraça. A opção é daqueles que servem ou não ao Senhor. Se observarmos em I Cor 11, 7 – “7O homem não precisa cobrir a cabeça, pois ele reflete a imagem e a glória de Deus. Mas a mulher reflete a glória do homem”. Nessa citação, nós temos um Deus que nos ama tanto que nos coloca na posição de refletir a sua imagem e glória. Portanto, a condição do homem em sua família é o de refletir este amor incondicional de Deus, mostrando a seus filhos e esposa que somente chegaremos a salvação eterna, através de Jesus Cristo, nosso Salvador. Esta é a maior prova do amor que Deus tem por nós. Mas, lembrem-se, o homem temente a Deus certamente inicia seus filhos em casa mostrando e ensinando este amor divino.
  3. Repreender também é amar. A Bíblia nos ensina que o povo eleito de Israel teve momentos de desvios de sua conduta com Deus, mas que nem por isto Ele não deixou de amá-los, mas pelo contrário, os repreendeu para que pudessem voltar ao Senhor. O papel do Pai com os filhos é claro nas Escrituras, mas lembrando que haverá sempre o respeito e não a violência. Em Efésios 6, 4 é muito claro sobre esta atitude entre os homens: “4Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.”
  4. O Homem e a Mulher devem caminhar juntos para a Glória de Deus. Aqueles que têm no casamento a sua posição frente ao Senhor na união que os consagrou marido e mulher, estes criam juntamente a Deus uma dependência sadia, que nos vigora e nos acompanha em nossa jornada rumo à salvação. Em I Coríntios 11, o apóstolo Paulo ainda nos deixa uma visão muito importante sobre a função do homem no matrimônio: 11 No entanto, por estarmos unidos com o Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher.
     O homem em sua casa, em seu lar é o representante do amor de Deus. Ele tem a missão de ter o olhar em sua volta e ser o pai para seus filhos; já a esposa, sua missão é refletir o que Jesus nos ensinou, como sendo o amor mais próximo que podemos ter. Desta forma, a família continuará a ser o maior replicador do amor divino.
Deus abençoe os Irmãos em Cristo.

About Missao do Milenio

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário: