"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sl. 127.1)
Famílias desajustadas formam
Famílias desajustadas para a sociedade.
Deus é o Autor Supremo da criação. Ele criou a luz, os céus, os mares, as ervas, as árvores, o Sol, a Lua, as estrelas, os répteis, as aves e o próprio homem, a quem outorgou domínio sobre as obras da Suas mãos.
Após a criação de todas as coisas, o Senhor viu que tudo o que fizera "era muito bom"(Gn 1.31). Entretanto, quando Deus olhou para o homem, isolado, no meio das demais coisas criadas, disse: "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18).
Procurando solucionar o problema da solidão do homem, o Senhor acrescenta: "Far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" (Gn 2.18). Ainda em Gn 2.24, encontramos a convicta expressão: "Deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e serão ambos uma só carne".
Dessa forma, percebemos bem estruturada a origem divina da família, solucionando o problema da solidão do homem. Criando o primeiro casal, Deus deu-lhe condição de gerar outros seres para que não estivessem sós, estabelecendo a família como primeiro centro comunicador. Através do primeiro casal, Adão e Eva, podemos notar um excelente relacionamento com Deus e grande harmonia no Paraíso; porém, o Diabo, um antigo querubim, rebelando-se contra Deus, foi lançado à Terra e inconformado com essa expulsão, protestou, atacando a obra-prima das mãos do Criador - o homem.
A família que fora constituída no Éden, sendo tentada pelo Inimigo, caiu; porém, o Senhor não a deixou prostrada. Ela foi erguida, restaurada.
Após a queda, sobrevieram consequências do pecado. Em Gn 3.7, lemos: "Então abriram-se-lhes os olhos". Ainda que sujeito a prejudicar-se, o homem passa a ter uma percepção além do que era permitido. Dentre muitos fatos que passou a conhecer, destaca-se a desarmonia. Adão passou a ver sua esposa diferentemente. Respondeu a Deus, quando interrogado: "A mulher que tu me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi" (Gn 3.12).
Também passaram a conhecer as brigas, desavenças e desarmonias no lar, o que foi transmitido a muitos lares até à época atual, com origem na queda do homem.
Sendo a família formada por pessoas limitadas, cheias de imperfeições, que levam consigo sérios traumas emocionais e não tiveram orientações básicas e indispensáveis para a constituição de uma família, faz-se necessário ter Jesus como Senhor, no lar. Somente Ele pode edificar a casa, isto é, a vida, a família; e se Sua santa direção for bem recebida, toda a família será abençoada. Ela é importante como moderadora do caráter, e todas essas imperfeições serão buriladas, como se trabalhadas numa oficina, formando um caráter digno para a sociedade, pois ela deve ser modelo da ordem social.
Infelizmente, muitos lares não foram edificados por Deus, onde o pecado impera, descontentamentos incomparáveis, lágrimas, angústias e muita desunião. Deixam Deus de lado e confiam nos preceitos humanos. O resultado é um mundo repleto de lares desajustados, inseguros, faltando a honra e o respeito entre os seus membros.
Nos tempos modernos, a família deveria estar em posição de valor e bem elevada; contudo, tem sido rebaixada a um plano inferior. Nota-se que a licenciosidade, a degradação dos costumes, influenciados pelos meios de comunicação, elevam os valores que maquinam contra a união familiar.
E a união entre o homem e a mulher? Atualmente, há muitas uniões ilícitas, vida em adultério e prostituição, enquanto a vida em família passa a ser vista como superada, e o caos social se estabelece em forma de desamor, incompreensão, insegurança, descofiança e outros fatores negativos. As famílias devem estar sadias para que o seu bem-estar reflita na sociedade, pois esta está com braços abertos ansiosa famílias bem preparadas, ajustadas, consolidadas no amor do Deus Vivo. "A Pátria é a família amplificada. Multiplicai a família e tereis a pátria" (Rui Barbosa).
Concluímos que somente teremos igrejas fortes com o fortalecimento das famílias, pois a igreja é um conjunto de famílias, constituindo uma sociedade cristã. Famílias estruturadas geram pessoas equilibradas para divulgar o Reino de Deus.
Portanto, é indispensável que o povo de Deus interceda a Ele pelas famílias e, também, cultive a sabedoria em seus lares; assim como é necessário aconselhar as pessoas cujos lares estão sendo desmoronados pelo Inimigo.
Que jamais esqueçamos:
"O Mundo, a pátria e a Igreja serão resultados da estruturação da família: tal lar, tal sociedade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário