» » » » A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA MUDAR O QUE MAIS IRRITA NO CASAMENTO


Paulo Fábio Tomaze esposa
Elinete Paiva Tomaz

(Instrutores CBDA)
                                                                
     Vamos iniciar esta matéria mostrando a importância da comunicação em todas as áreas e principalmente no casamento. O Dicionário Aurélio define a comunicação como “sendo a capacitação de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas”.
     Quando se fala em comunicação, logo pensamos em falar e muitas vezes esquecemos que ouvir é uma das partes mais importantes da comunicação. Jesus declarou certa feita:“quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt 11.15). Deus nos deu um par de ouvidos e apenas uma língua: o que Ele nos quer ensinar com isso? Obviamente, que precisamos ouvir mais e falar menos. 
     Em Tiago 1.19 diz que também é preciso ser tardio para falar, ou seja, não falar precipitadamente. Qual a vantagem em ouvir? Quem ouve e pensa tem mais tempo para analisar o que irá falar.
Vamos abordar algumas das situações que mais irritam no casamento
     Falta de Atenção: hoje em dia é comum nos lares ter aparelhos de TV, internet, rádios, telefone, jornais, revistas e etc. Às vezes, a esposa está conversando com o esposo ou vice-versa, a atenção está dividida com um desses meios de comunicação, ou seja, não dá a atenção necessária para a parte que precisa ser ouvida e, com isso, provoca a ira seguida de confusão; enquanto, quando se ouve com atenção, permite entender o que está sendo dito e dar uma resposta segura. Quando você deixa tudo de lado para dar atenção é sinal de respeito e compreensão com o seu cônjuge.
     Falta de Tempo: nos dias atuais, temos várias ocupações como trabalho, estudos, igreja, filhos, afazeres do lar e outros. Mediante a isso, o casal não reserva um tempo para dialogar, ter um lazer, que colabora no relacionamento amoroso; não havendo isso, começa a haver um desgaste emocional, dando início a uma frieza no relacionamento: duas pessoas vivendo juntas, mas distantes uma da outra.
    Como resolver essa situação? É simples! Você, esposo, coloca como prioridade a sua esposa e, da mesma forma, a esposa para com o seu esposo. “O marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e a esposa deve reverenciar o seu marido” (Ef 5.33).
     Falta de Respeito: devemos usar nossos lábios para abençoar e nunca amaldiçoar, e principalmente o nosso cônjuge: ninguém deve ridicularizar o seu parceiro; isso acontece por meio de palavras e atitudes que desmoralizam e depreciam a imagem do(a) esposo(a).
    Isso não deve ocorrer em particular entre os dois e muito menos em público, na frente de amigos e familiares: se houver algum aborrecimento, esperem e, quando estiverem os dois a sós, então resolvam o problema. Não discuta nem agrida um ao outro, a ofensa magoa e só piora a situação, dificultando ainda mais; a melhor coisa é uma boa conversa para que haja um entendimento. Cada um reconhecer onde errou e consertar o erro é melhor do que apontar o erro um do outro, isso não vai ajudar em nada, só piora. 
    Cada um deve considerar o outro com apreço, valorizar e respeitá-lo em tudo. Que você possa viver na prática as sábias palavras do apóstolo Paulo: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”  (Rm 12.10).
     Querido leitor, na maioria das vezes, diante dos problemas, sempre achamos que estamos com a razão; e nem sempre isso é verdade. A Bíblia nos exorta a corrigir a nós mesmos antes de exigirmos a correção dos outros:
     “Porque é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? (Mt 7.3).
     Você, esposo, quer que o seu casamento seja uma benção; no seu lar, você possa ser assistido pela sua esposa, e ela possa ser amada por você? A mudança pode começar por você, sem muitas cobranças, isso acaba cansando o relacionamento. A Bíblia diz: “que melhor é dar do que receber”; se você semear amor, a colheita não será outra senão amor;procure elogiar o seu cônjuge, oferecer mais, acompanhá-lo, se interessar pelas coisas que ele gosta, ouvi-lo sempre, perdoar quantas vezes for necessário, cantar, orar, alegrar-se juntos. “Alegre-se com a mulher da tua mocidade” (Pv 5.18b).

                 Deus os abençoe!

About Missao do Milenio

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário: