» » Censo pontua queda do número de católicos nos últimos anos

Os números apresentados pelo Censo realizado em 2010 pelo IBGE mostram o crescimento do número de evangélicos e consequentemente a diminuição do número de católicos.

A pesquisa de 2000 mostrava que 73,6% da população brasileira se declarava católico, dez anos depois esse número caiu para 64,6%. Nos últimos 20 anos a quantidade de católicos tem caído muito, fator que já chamou a atenção do Vaticano que tenta encontrar medidas para reverter à situação.

O IBGE divulgou em 1940 que 95% da população brasileira se declarava como membro da Igreja Católica, já em 1991 este número caiu para 83% e hoje, mesmo sendo a maioria da população esse número está cada vez mais baixo.

Não há dúvidas de que o catolicismo tem perdido espaço para as igrejas evangélicas, pelos dados do Censo em 1940 apenas 2,6% dos brasileiros se declaravam evangélicos e hoje esse número cresceu 19,6 pontos percentuais alcançando 22,2% do país.

O coordenador de população e indicadores sociais do IBGE, Cláudio Crespo, comenta que há pessoas que se declaram católicas mesmo sem frequentar a igreja, o que não acontece entre os evangélicos.

“Entre os católicos é comum ter pessoas não praticantes, que se declaram católicos. E nas outras religiões não, o que se declara é um participante mesmo. Essa é a grande diferença. O evangélico, por exemplo, participa muito mais. É fiel aos princípios da igreja”.

Mas outras religiões também apresentam crescimento segundo os dados do Censo 2010, por exemplo, 2% dos entrevistados nessa amostragem se declaram espíritas representando 0,7% a mais que a pesquisa de 2000. Islamismo e outras religiões representam 2,7%, tendo um aumento de 0,9 pontos. Entre os que não possuem religião o percentual em relação a população do Brasil é de 8%.

About Missao do Milenio

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário: