» » Iminente chegada de tufão põe norte das Filipinas em alerta

Manila, 30 out (EFE).- As autoridades das Filipinas ordenaram hoje o fechamento de colégios, cancelaram saídas de embarcações e começaram a remover pessoas da costa perante a iminente chegada à ilha de Luzon do "Mirinae", o quarto tufão que passará pelo arquipélago no espaço de pouco mais de um mês.

Toda a parte sul e leste de Luzon foi posta em alerta pelos temporais gerados pelo fenômeno, e o Exército permanece aquartelado depois de ontem ter distribuído material de emergência a regiões que provavelmente serão atingidas.

Segundo o último boletim meteorológico, emitido às 4h (18h de quinta em Brasília), o tufão está quase 600 quilômetros a leste da cidade de Baler e avança rumo às Filipinas a uma velocidade sustentada de 22 km/h e com ventos de até 180 km/h.

Está previsto que o tufão toque terra hoje à noite nas províncias de Aurora e Quezon e que permaneça pelo menos 36 horas no país.

Dessa forma Luzon tenta se preparar para a chegada de mais um tufão, sem nem mesmo ter se recuperado de "Ketsana" e "Parma", fenômenos que mataram cerca de mil pessoas.

Especialistas advertem sobre o risco de que o "Mirinae" atinja de novo Manila, onde muitos bairros periféricos permanecem alagados.

As autoridades temem também que o "Mirinae" gere um caos no fim de semana, quando muitos filipinos deixarão a capital para, junto à família, celebrar uma data religiosa.

Entre 15 e 20 tufões e uma série de temporais costumam passar a cada ano pelas Filipinas durante a estação chuvosa, que vai de junho a dezembro.

About Missao do Milenio

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário: