» » Projeto IPDA Familia: Cantares de Salomão: Exemplo de amor para os Casais cristãos



Equipe Redação IPDA
                                                                
     O livro de Cantares de Salomão sempre despertou muita curiosidade e deixou os cristãos perplexos mediante a sua linguagem tão poética e transbordante de amor. Este livro pode ser compreendido como uma expressão do amor entre Cristo e a Igreja, no qual foi feita uma analogia entre este amor e o amor existente na relação entre esposo e esposa. 
    Sendo assim, as ações que o compõem devem ser exemplo para os casais cristãos, os quais devem possuir um relacionamento embasado na fé cristã, tendo Cristo no centro de seu matrimônio. 
    Destacaremos alguns dos muitos fatores (sentimentos, ações, gestos, declarações, falas, afirmações e atitudes) que contribuem para que o enlace matrimonial descrito em Cantares de Salomão seja repleto de amor, paz, bem-estar, felicidade e, por conseguinte, seja um relacionamento que alcançou bom êxito.
  • A atenção de ambos é voltada para o outro
     “Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite” (Ct 5.2).
     Incessantemente, a esposa, em Cantares de Salomão, demonstra estar com a sua atenção voltada para o seu amado e deixa transparecer uma angústia pela ausência dele. Sendo assim, ela se sacrifica a fim de procurá-lo, e mui grande é a alegria sentida ao tê-lo novamente do seu lado:
     “De noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei. (...) Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei (...)”(Ct 3.1).
     Na Bíblia Sagrada, temos um exemplo bem visível quanto ao sacrifício de uma pessoa para estar junto à outra que lhe é amada: Jacó em relação à Raquel. Ele amava a Raquel e se propôs a servir ao pai dela, Labão, durante 7 anos, a fim de poder se casar com ela. Todavia, Labão o enganou, concedendo a ele a sua filha Léia. Mas por causa de seu grande amor, Jacó não desistiu: serviu-o durante mais 7 anos, a fim de ter a sua amada consigo. 
Este é um exemplo que remete ao Supremo amor de Cristo, o único amor perfeito, que doou a Sua vida em resgate da humanidade. E é assim que os casais cristãos devem agir: estarem em todo o tempo juntos e, quando alguma coisa quiser impedir, sacrificarem-se para que o amor permaneça em um porto seguro.
  • A necessidade da atração e o reconhecimento dela, assim como a sua verbalização para o outro
    “Eis que é formosa, meu amor, eis que é formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade” (Ct 4.1).
     “O seu falar é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém” (Ct 5.16).
     No namoro e noivado, devido ao “novo”, os casais tendem a se elogiar, a apreciar o (a) seu (sua) companheiro (a). Entretanto, alguns casais preferem justificar a sua indiferença pela correria do dia a dia, mas na verdade o que ocorre é a não observância de que o cultivo de um relacionamento é imprescindível em qualquer etapa dele. Caso contrário, ocorre o perigo do relacionamento ir se desgastando, até se romper.
Os casais cristãos não podem se esquecer de que é fundamental o cultivo também mediante o reconhecimento e elogios: do outro como ser, de sua importância enquanto seu (sua) amado (a), de sua aparência física que lhe desperta a atração, de seu jeito que o (a) impressiona... 
É bom sempre lembrar de que detalhes e pequenos gestos – como elogios em particular, assim como em público - podem ajudar muito no progresso ou regresso de um relacionamento!
  • Expressam seus desejos e são conscientes da satisfação mútua
     “Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho”(Ct 1.1)
     A esposa exprime o seu desejo pelos beijos de seu esposo, o que caracteriza também a sensibilidade da mulher, a qual, especialmente, deseja o relacionamento físico, mas que este seja permeado por atitudes românticas. E é interessante que os esposos observem isso, pois este fator gera muitos conflitos nos casamentos, chegando à repulsa e, até mesmo, à separação. Com sabedoria, o apóstolo Pedro adverte:
     “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações” (I Pedro 3.7).
     E o esposo, satisfeito com o amor de sua esposa, exprime:
     “Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias!” (7.6).
Algo que é interessante é o fato de a esposa ter consciência de que o seu amado lhe tem afeição (Ct 7.10). E em I Coríntios 7.3-4, há a admoestação do apóstolo Paulo para que a satisfação mútua ocorra:
     “O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher”.
  • O amor não arde em ciúmes
     Em Provérbios 6.34, no tocante a guardar-se do adultério, há a advertência quanto à fúria de um marido traído causada pelo ciúme. Contudo, no contexto de Cantares de Salomão, percebemos que a esposa possui convicção do amor de seu esposo e afirma que eles se pertencem; por isso não possui ciúme doentio, pois 1) ela pede ajuda para as suas amigas o encontrarem e, consequentemente, comunicarem a ele que ela está enferma de amor com a sua ausência (Ct 5.8); 2) declara para outras mulheres o seu contentamento e o quanto o seu amado é desejável (Ct 5.16); 3) ela permite que as suas amigas admirem a sua beleza:
     “Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam” (Ct 1.3).
  • Pureza Sexual
     “Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e a chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na” (Ct 6.9).
     A pureza sexual é um dos principais fatores que geram confiança e segurança em um matrimônio. Além do quê, a fidelidade torna o amor puro entre um casal digno de honra:
     “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará” (Hebreus 13.4).
  • O amor é eterno
     “As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam” (Ct 8.7).
     Nada é capaz de apagar o amor descrito em Cantares de Salomão: 1) nem componentes da Natureza, 2) nem a ilusão de bens materiais que podem ser, respectivamente, 1) impedimentos graves (apresentados de modo metafórico) e 2) atrativos para destruir um enlace matrimonial que não esteja firmado na Rocha que é Cristo.
Atualmente, vemos muitos casais brigando por motivos tão banais, muitas vezes agindo com pirraça e, dessa forma, criando desavenças que poderiam ser evitadas de forma muito eficaz e o mais importante: de uma forma que reflita uma postura cristã. Esquecem-se de que:
     “A caridade é sofredora, é benigna: a caridade não é invejosa: a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, 
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 
(I Coríntios 13.4-7).
     Que o Deus Vivo e Eterno abençoe você, querido internauta, e seu cônjuge, para que vocês possam ser reflexos do amor descrito no livro bíblico de Cantares de Salomão!

About Missao do Milenio

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário: