» » Nossa miserável semelhança com Pilatos!


que é a Verdade? Essa pergunta você encontrará uma única vez na bíblia sagrada, foi proferida por um homem que certamente além de ouvir falar dele você também já deve ter parado para pensar nessa importante figura histórica. Estou me referindo a Pilatos.

O texto de hoje esta em João 18.38;
Disse-lhe Pilatos, Que é a verdade?

Pilatos era o então governador da Palestina, e pelo que sabemos governar os judeus naquela atualidade, não era uma posição de prestigio político, já que estava sem o favor do imperador que por decorrência disso havia o designado a esse “rebaixamento” de posto.

Ou seja, Pilatos estava em um ambiente cercado de tenção, nervosismo e instabilidade social.

De um lado os judeus, que forçados a obedecer um sistema político imperialista e invasor, relutavam em conviver nessa situação, pequenos focos de distúrbios aqui outrora ali, deixavam na cidade de Jerusalém um clima de desequilíbrio. E esse povo além de serem liderados pelo governo romano, sentiam também a forte influência dos sacerdotes chefes da religião, somado a isso tudo, Pilatos dividia-se entre a pressão popular e a conveniência de sua posição política romana, era no mínimo inconfortável liderar um povo de hábitos religiosos fortes, cultura tão diferente e além disso tudo, entender o surgimento de um tal homem chamado Cristo, que dizia ser filho de Deus.

Não sei até que ponto Pilatos se interou daquele problema surgido na cidade, mas por certo algum soldado ou oficial mais chegado, deve ter lhe feito o seguinte comentário;

-Governador temos problemas!

-Que tipo de problema agora? Indaga Pilatos, – Os religiosos encontraram alguém que parece fazer concorrência com eles, um tal Jesus, se diz filho de Deus e Rei dos Judeus!

-Era só o que me faltava, conclui Pilatos, mais um querendo se outorgar Rei desses miseráveis? Que tipo de Império ele espera ter aqui? É cada um que me aparece!(…)

Não demorou muito para que surgisse a oportunidade dele conhecer o “tal Rei”, e as circunstâncias em que aconteceu isso, será eternamente lembrado por esse homem. Em pé diante de Pilatos Jesus se parecia com qualquer coisa, menos com um rei. Durante toda a noite ele havia apanhado, suas vestes estavam sujas, seu corpo já com hematomas visíveis retratavam um desses bêbados ou mendigos que Pilatos estava acostumado a ver nas ruas da cidade,

Vim ao mundo a fim de dar testemunho da verdade, dizia o moribundo rei em sua frente.

Após um frio silêncio, Pilatos analisa aquele acusado de promover distúrbios em Jerusalém, fixa os olhos no olhar do preso e se lembra da voz da sua mulher ao referir-se sobre aquele homem, ele sabia que Jesus não tinha nada que merecesse a morte. Quanta coisa mais deve ter passado na cabeça de Pilatos, era um momento de decisão, era uma hora única em sua existência, uma mistura de sentimento de justiça, misturado a conveniência de sua figura política, então sai de sua boca a pergunta que marcou a sua vida;

O que é a verdade?(…)

Eu não sei exatamente o que Pilatos pretendeu ouvir como resposta, também não sei se essa pergunta veio num tom de ironia ou carregada da mais profunda necessidade que um ser humano possa ter, o fato é que Pilatos deixou passar por suas mãos a oportunidade mais importante de sua vida, e falando em mãos, não importa quantas vezes ele as tenha lavado, de qualquer maneira ele nunca poderá lavar a sua culpa.

Quantas vezes não olhamos para Jesus e fazemos a mesma pergunta, O que é a verdade? como se nunca ouvimos falar desse Deus Salvador, desprezamos sua morte de cruz, não esperamos resposta e damos as costas a Ele.

Mas o olhar continua sendo o mesmo, a vontade de revelar-se também é a mesma, e o desejo de nos salvar continua sendo o mesmo.

Sou Jesus, O Caminho, a Verdade e a Vida. Sim! Jesus não somente conhecia a verdade, Ele é a própria! Pena que Pilatos não o reconheceu, e você? Também fará o mesmo?

Em Cristo,

About Missao do Milenio

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário: